quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alma inquieta - Olavo Bilac

Só para não perder o costume... rsrs


ALMA INQUIETA
Olavo Bilac
A avenida das lágrimas
A um Poeta morto
Quando a primeira vez a harmonia secreta
De uma lira acordou, gemendo, a terra inteira,
- Dentro do coração do primeiro poeta
Desabrochou a flor da lágrima primeira.
E o poeta sentiu os olhos rasos de água;
Subiu-lhe à boca, ansioso, o primeiro queixume:
Tinha nascido a flor da Paixão e da Mágoa,
Que possui, como a rosa, espinhos e perfume.
E na terra, por onde o sonhador passava,
Ia a roxa corola espalhando as sementes:
De modo que, a brilhar, pelo solo ficava
Uma vegetação de lágrimas ardentes.
Foi assim que se fez a Via Dolorosa,
A avenida ensombrada e triste da Saudade,
Onde se arrasta, à noite, a procissão chorosa
Dos órgãos do carinho e da felicidade.
Recalcando no peito os gritos e os soluços,
Tu conheceste bem essa longa avenida,
- Tu que, chorando em vão, te esfalfaste, de bruços,
Para, infeliz, galgar o Calvário da Vida.
Teu pé também deixou um sinal neste solo;
Também por este solo arrastaste o teu manto...
E, ó Musa, a harpa infeliz que sustinhas ao colo,
Passou para outras mãos, molhou-se de outro pranto.
Mas tua alma ficou, livre da desventura,
Docemente sonhando, às delícias da lua:
Entre as flores, agora, uma outra flor fulgura,
Guardando na corola uma lembrança tua...
O aroma dessa flor, que o teu martírio encerra,
Se imortalizará, pelas almas disperso:
- Porque purificou a torpeza da terra
Quem deixou sobre a terra uma lágrima e um verso.



Enfim férias: ao mestre com carinho

Enfim as merecidas férias... e para comemorar houve uma confraternização entre os professores na escola estadual, e o almoço estava mais ou menos, teve feijoada completissima,  hehehe, nem preciso dizer se repeti o prato... hehehe
Bom, tivemos os discursos, que é uma coisa que eu aprecio muito nesses encontros, trocas de experiências, e mais um professor completa sua jornada e missão de elevar o conhecimento, 25 anos de profissão... é de tirar o chapéu, nesse momento fiquei pensando e fazendo as contas para saber quanto falta para chegar a minha vez... hehehe... mas continuando, em suas palavras cheias de emoções foi possível perceber a satisfação pelo dever cumprido, apesar de sempre estarmos reclamando da desvalorização que o Estado tem conosco, das condições de trabalho e da clientela que a escola tem recebido nesses últimos tempos, nós resistimos bravamente e considero muito louvado isso, ao ver um companheiro/colega/amigo de trabalho chegar tão longe em sua trajetória, ainda mais quando este companheiro de profissão também foi nosso mestre e fez parte do processo de amadurecimento profissional/aprendizagem quando trocávamos algumas conversas a respeito da educação, dos desafios, dos entreveiros do dia a dia.
A educação hoje perde um grande profissional que dedicou grande parte de sua vida a um propósito...


domingo, 4 de julho de 2010

Reflexão

Hoje recebi um print screen de um amigo, para minha surpresa, ao ver a imagem e ler o que estava escrito, me bateu uma enorme felicidade ao ser lembrando por uma aluna que hoje não dou mais aulas, mas compartilho com vocês...




Na sociologia falamos que a SOCIALIZAÇÃO é um processo de inserção do indivíduo no meio social (sociedade), sendo dividida em fase primária e secundária, todas as nossas vivências e experiências do mundo sensível e intelectivel fazem parte do nosso processo de socialização, que por algum motivo ou outro marcaram nossas vidas.

Certa vez ao ler o livro "O bom professor e sua prática de ensino" da autora Maria Isabel da Cunha, em uma de suas passagens a autora analisa que os professores chatos, que pegam no pé dos alunos, são os que mais marcam a vida das pessoas e sempre são lembrados como exemplos de bons professores, confesso que tal leitura me deixou naquele momento um tanto apreensivo, pois sempre imaginei que os meus bons mestres, aqueles que me marcaram, foram aqueles que conseguiram construir um elo de amizade entre PROFESSOR E ALUNO, e não no sentido de PROFESSOR X ALUNO, e essa imagem foi a que tomei como exemplo que deveria levar para minha vida profissional, acho que eu estava certo!

“O importante não é estar aqui ou ali, mas ser. E ser é uma ciência delicada, feita de pequenas-grandes observações do cotidiano, dentro e fora da gente. Se não executarmos essas observações, não chegamos a ser... apenas estamos e desaparecemos”
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE